quinta-feira, 10 de abril de 2014

Desdobramentos da Campanha Salarial 2014

Na reunião de negociações realizada em 27/03, a Direção do SANEP, mesmo tendo se mostrado receptiva à proposta  de aumento em valor fixo de R$200,00, não tinha um estudo sobre o encaminhamento da Categoria, tampouco tinha proposta de índice de reajuste salarial. Teria de ser feito estudo da viabilidade jurídica e financeira para que fosse encaminhada uma resposta a ser entregue em reunião marcada para o dia 03/04.

Na Assembleia Geral do dia 28/03, mesmo com a preocupação acerca da viabilidade jurídica do aumento de R$200,00 fixos, a Categoria manteve a proposta, considerando que havia possibilidade de alteração de lei da matriz salarial, de forma que se diminuísse as diferenças entre os níveis. Outra deliberação da Assembleia foi de limitar o aumento das GFs à inflação do período, o mesmo índice utilizado para o Vale Alimentação, já que a proposta de aumento salarial não foi baseada em índice percentual. Dos índices gerais, o mais alto havia sido o mesmo utilizado para o aumento das tarifas do SANEP, o IPC-IEPE da UFRGS, que acumulou em 8,2% de novembro/2012 a outubro/2013.

O Sindicato, juntamente com o Assessor Jurídico, teve uma conversa informal com o Consultor Jurídico do SANEP em 01/04 na busca de uma solução conjunta para o problema da legalidade da proposta. Não houve encaminhamento, considerando o caráter informal da reunião. Qualquer resposta seria manifestada pela Direção do SANEP. Uma alteração de matriz salarial teria de ser encaminhada pelo Prefeito, sendo assim, pouco adiantaria procurar a Câmara de Vereadores antes de se ter uma resposta positiva da Direção da Autarquia.

Na reunião do dia 03/04, mesmo não havendo uma resposta clara sobre a possibilidade de alteração de lei a fim de tornar viável a proposta da Categoria, foi dado a entender que a Direção do SANEP não vê essa possibilidade. Foi prometido, então, uma resposta por escrito para o dia 09/04.

Essa resposta chegou no final da tarde da data prevista. Nela a Direção da Autarquia manifestou não ser possível a proposta dos R$200,00 fixos, com base na tese da inviabilidade jurídica. No mesmo documento foi apresentada a contraproposta de reajuste pelo INPC-FGV, que aponta um índice de 5,62% acumulados nos últimos 12 meses.

A intenção da administração do SANEP já havia ficado clara em entrevista do Superintendente Administrativo da Autarquia ao Diário da Manhã em 01/04, quando o mesmo declarou o seguinte: “Não temos como aumentar o salário desses servidores agora, sem que isso seja refletido em uma baixa em outras áreas, como, por exemplo, na qualidade do serviço entregue à população pelotense”, declaração essa que demonstra a intenção de direcionar a opinião pública contra os interesses dos trabalhadores. Da mesma forma, deixa claro que algo está errado na administração do SANEP, pois demonstra que a Autarquia se move à custa do suor dos trabalhadores.

Na mesma entrevista, o Superintendente ainda afirmou que “Esses trabalhadores não recebem menos que um salário mínimo, pois nós pagamos uma complementação, para que o valor chegue ao do salário mínimo”. É preciso deixar claro que, para a complementação ao Salário Mínimo, são utilizadas as vantagens legais adquiridas. Essas vantagens são subtraídas do trabalhador no momento em que os salários dos níveis 1 e 2 ficam nivelados pelo Mínimo Nacional, independentemente do tempo de serviço.

O sindicato está realizando um trabalho de base, com o objetivo de discutir internamente essa situação, de forma que a Categoria se faça presente em grande número e com opiniões amadurecidas à Assembleia prevista para o próximo dia 17, quinta-feira.

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