sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MILITÂNCIA EM NÍVEL GLOBAL

Simsapel lança comitê regional para evento internacional em defesa da água pública

Por Laércio Diniz

Foto: Laércio Diniz

Na noite da última quinta-feira (26), o Simsapel, em parceria com a Cut, Frente Brasil Popular e o comite em defesa da água pública, promoveu o lançamento do comitê regional da zona sul que marcará presença no fórum alternativo mundial da água (FAMA) de 2018, que vai acontecer em Brasília entre os dias 17 e 19 de março. A abertura do evento contou com a presença de diversos representantes políticos, do movimento sidical, bem como da população no geral.

O Fórum Alternativo Mundial da Água é um evento organizado por movimentos sociais, frentes populares e sindicatos de todo o mundo desde 1997. O evento surgiu para fazer um contraponto com o FMA (Fórum Mundial da Água), evento organizado por políticos e empresários. A ideia por trás deste fórum é apresentar uma perspectiva popular acerca da gestão de recursos hídricos, em contraste com a visão de mercado, que tem como objetivo a transformação da água em mercadoria.

O Secretário de Meio-Ambiente da CUT/RS, Paulo Farias, veio como representante do Fórum. Em uso da palavras, fez um breve apanhando da história de luta por trás da criação do FAMA. Paulo também explicou que os organizadores do Fórum estão incentivando a criação de vários comitês locais, de forma a descentralizar o espaço de discussão cada vez mais: “A defesa da água não pode ser feita apenas pelos sindicatos, deve ser uma luta de toda a população” Destacou.

Outra pessoa a fazer uso da palavra foi Geovane Teixeira, Secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIAGUA/RS). Geovane destacou o grande interesse das empresas multinacionais em ter acesso as reservas naturais do Brasil, e explicou que as táticas destes grupos vão desde o pagamento de propina para políticos até mesmo o financiamento de movimentos de extrema-direita no País. Para ele, é indispensável a formação de uma militância em nível global para fazer frente às poderosas investidas dos capitalistas.

Avaliação

Para Rosemeri Santos, vice-presidente do Simsapel, a abertura do comitê foi um sucesso, proporcionando um espaço para se discutir a temática da água pública. Para ela, as discussões acerca dos recursos hídricos no mundo todo servem para que se perceba que a luta dos trabalhadores do SANEP contra a privatização está inserida em um contexto muito mais amplo. Rosemeri também explica que uma nova reunião do comitê vai acontecer ainda no mês de novembro: “pretendemos fazer reuniões regulares, para manter o canal de discussão aberto até o dia do evento”, explicou.

Para mais informações acerca do Fórum Mundial da água, acesse:
http://www.fama2018.org/portal/fama-2018/
https://www.facebook.com/RegionalSulFAMA/

Nenhum comentário: