sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Assembleia do SIMSAPEL discutiu o risco de privatização do SANEP e a Reforma da Previdência


Na tarde da última quinta-feira, 15/02/2018, a  Categoria dos Servidores Municipais de Saneamento Básico de Pelotas se reuniu em Assembleia Geral para discutir sobre o risco de privatização do sanep, a Reforma da Previdência e as perdas de direitos dos trabalhadores no Brasil.


A Assembleia contou com as falas de Ivan Sigal, dirigente do SINDIFISCO, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e e de Rodrigo Costa, representante dos municipários no Conselho Deliberativo do PREVPEL e diretor do SIMSAPEL. As falas deixaram claro que não há déficit na Previdência e que os únicos prejudicados por essa reforma serão os trabalhadores, mesmo os que pertencem aos regimes próprios de previdência como os estatutários do nosso Município, pois todos os regimes terão de se adequar à alteração constitucional que é proposta.

Quanto a esse ponto da pauta, a Categoria aprovou a adesão aos movimentos que forem convocados, durante o ano de 2018, pela centrais sindicais nacionais contra perdas de direitos dos trabalhadores. 

Quanto à privatização da Autarquia, os trabalhadores discutiram a respeito das manifestações da Prefeita desde o início de seu Governo sobre a intenção de realizar uma parceria público-privada do esgotamento sanitário em Pelotas e do quanto o risco se intensifica a partir da criação do Comitê Gestor de Parcerias do Município através do Decreto 6062/2017. Ficou clara a necessidade de intensificar a luta e a mobilização popular contra essa iniciativa e o SIMSAPEL cumprirá esse papel, buscando a mobilização da Categoria, do Movimento Sindical, dos Movimentos Sociais e da comunidade em favor do SANEP público.

Quanto às mobilizações contra a Reforma da Previdência, foi comunicado que haverá uma Audiência pública nesta sexta-feira, 16/02, às 19h, na Câmara de Vereadores, proposta pelo Vereador Marcus Cunha sobre o tema.

O SIMSAPEL também comunica que na segunda-feira, 19/02, será o Dia Nacional de Mobilização e Luta Contra a Reforma da Previdência e estão previstas as seguintes mobilizações:

  • 8h30min: Ato em frente ao prédio do INSS na Rua Almirante Barroso, entre Princesa Isabel e Lobo da Costa,
  • 11h: Caminhada até a Justiça Federal,
  • 17h: Ato junto ao chafariz da Esquina Democrática no calçadão.

O SIMSAPEL salienta que, devido ao curto prazo para comunicar ao SANEP sobre as manifestações de segunda-feira, não haverá paralisação da Categoria. Ainda assim, o Presidente Renato Abreu salienta que é um dever de todos os trabalhadores participarem dos atos divulgados, mesmo fora de horário de trabalho, para que não se perca o direito à aposentadoria e à seguridade social.

Nenhum comentário: