quarta-feira, 21 de junho de 2017

Trabalhadores do SANEP aceitam proposta da Prefeitura

No 6º Encontro da Assembleia Geral da Categoria dos Servidores Municipais de Saneamento Básico de Pelotas ocorrido na última quarta-feira, 14/06, foi aceita a proposta encaminhada pelo Diretor-Presidente do SANEP e pela Prefeita Paula Mascarenhas.

Essa proposta consiste de reajuste de 4,49% sobre os salários, 10% sobre o valor do Vale-Alimentação e gratificação especial para os servidores lotados em locais de difícil acesso em valor de 2,68 URMs, o que corresponde a R$200,28 em valores atuais.

A situação financeira do SANEP permite uma valorização melhor dos trabalhadores, principalmente diante da já emitida Taxa do Lixo. Sendo assim, não há justificativa para um índice de reajuste tão baixo, a não ser pela política do atual Governo Municipal, que é a do desmonte do serviço público e desvalorização dos  servidores, ou seja, do estado mínimo.

A Categoria já havia revisto a solicitação de reajuste de 20,5% para 12%, indicando a disposição para negociar e o Sindicato havia solicitado reunião com a Prefeita, visando avanços nessas negociações. A Chefe do Executivo negou-se a receber os representantes dos trabalhadores do SANEP, alegando que tratativas sobre questões salariais são de responsabilidade da Direção da Autarquia. Porém, a autonomia dessa Direção é limitada à política salarial imposta pelo Governo Municipal e não à realidade financeira do SANEP e à necessidade dos trabalhadores.

Para completar o quadro de indignação dos trabalhadores, houve ameaça explícita de retirar a proposta já encaminhada à Categoria, caso não fosse aceita no dia 14, e efetivar o índice inflacionário apenas. Classificamos essa atitude como autoritária e desrespeitosa com trabalhadores que já vem sofrendo, durante anos com a redução dos salários, falta de condições dignas de trabalho e de segurança.

O SIMSAPEL solicitou reunião com o SANEP para tratar de acertos referentes à lei do Difícil Acesso. Isso só poderá ocorrer quando a Direção retornar de viagem.

O projeto de lei do reajuste salarial e do Vale-Alimentação foi encaminhado ao COPARP no final da tarde de ontem. Assim, foi chamada uma reunião extraordinária para hoje. Tendo aprovação nesse conselho, poderá ser encaminhado há Câmara para aprovação amanhã. Caso seja aprovado amanhã, quinta-feira, 22, poderá incidir sobre a folha de pagamento de junho, conforme informação da DRF.

Nenhum comentário: