Dia 22 de março é Dia Mundial da Água, dia em que se reafirmam as lutas pela água pública em todo o mundo. O SIMSAPEL e o Comitê em Defesa da Água Pública aproveitam o momento para pautar, mais uma vez, o debate sobre a privatização do SANEP.
No dia de ontem, em uma reunião na Câmara de Vereadores, o Diretor-Presidente da Autarquia, Alexandre Garcia, se referiu a um estudo realizado por funcionários do SANEP em que teria sido apontada uma solução para a universalização do saneamento a ser realizada pelo próprio SANEP, com menos recursos do que os estudos anteriores haviam apontado, e que essa alternativa estaria sendo avaliada.
O SIMSAPEL entende que essa é uma boa notícia, se realmente for considerada com atenção e boa vontade, principalmente neste momento, em que a conjuntura nacional aponta o desmonte dos serviços públicos, a perda de direitos e as privatizações.
Considerando que a taxa do lixo passará a ser cobrada nas contas de água, é momento de se pensar no destino que será dado a esses valores que são caros à população. Essa receita irá aumentar o superavit com relação às despesas com a água e com o esgoto. Se esse excedente for aplicado em investimentos na melhoria dos serviços e na universalização do saneamento, em vez de dar lucro aos empresários, estará sendo muito bem aplicado.
O SIMSAPEL está buscando maiores informações sobre a alternativa apontada.
Agua é vida! Privatizar é crime!
Nenhum comentário:
Postar um comentário