O SIMSAPEL havia solicitado uma reunião com o Diretor do SANEP, Jacques Reydams, para tratar de esclarecimentos sobre o acidente que vitimou o trabalhador Jorge Coutinho no dia 31 de janeiro e, também, de encaminhamentos no intuito de melhorara a segurança do trabalho na Autarquia. Essa reunião se realizou na tarde ontem, 16/02.
O Diretor-Presidente do SANEP esclareceu que houve uma reunião com superintendentes, chefes, CIPA e SESMT, cujo encaminhamento foi o de reforçar que haja o cumprimento das circulares referentes à segurança no trabalho e que foi emitido mais um documento chamando a atenção de todos ao cumprimento das referidas circulares. Também informou que foi aberta Sindicância para apurar os fatos relacionados ao acidente e que foi comunicado de que a CIPA criou comissão para ouvir os envolvidos.
Outra providência seria uma comissão multidisciplinar, da qual o Sindicato faz parte, cujo intuito é apresentar propostas para a melhoria das condições de segurança dos trabalhadores e da população.
Foi solicitado a inclusão de um membro indicado pelo SIMSAPEL na Comissão de Sindicância. O Diretor do SANEP solicitou que se fizesse o pedido por escrito para que fosse analisado pela Consultoria Jurídica da Autarquia.
O Sindicato lembrou ao Sr. Diretor que a CIPA havia enviado ofícios em 2013, solicitando que o SANEP oferecesse cursos de segurança no trabalho e de gestão de pessoas aos encarregados de turma e chefes de departamentos, divisões e setores da Autarquia e, também, da implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO. Salientou que essas solicitações não foram atendidas.
A Direção do Sindicato ainda solicitou acompanhamento psicológico para os trabalhadores que estavam na obra em que houve o acidente com o Sr, Jorge Coutinho e que se faça um seminário pelo SIMSAPEL, SANEP E CIPA sobre segurança no trabalho, para todos os trabalhadores do SANEP.
O Diretor-Presidente comprometeu-se em resgatar as solicitações da CIPA às quais o Sindicato se referiu e a providenciar o acompanhamento psicológico aos colegas do Sr. Jorge.
Foi acordado que o Seminário será encaminhado através da comissão multidisciplinar já referida.
O SIMSAPEL informa que já solicitou a participação na Comissão de Sindicância que investiga o acidente do dia 31 de janeiro através do ofício 17/2016, protocolado sob o nº S2502/2016 no SANEP.
O SIMSAPEL está trabalhando para que esse caso seja esclarecido e que a realidade da segurança do trabalho no SANEP seja modificada, de forma que, daqui por diante, nenhum trabalhador venha a perder a saúde e muito menos a vida ao buscar o sustento de sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário