segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ingressos do Torneio 1º de Maio poderão ser descontados em folha

O SIMSAPEL  avisa que os ingressos e as inscrições para o torneio e almoço 1º de Maio poderão ser pagos mediante desconto em folha no final de maio.

Essa modalidade de pagamento foi aberta para que os trabalhadores do SANEP possam se programar com tranquilidade para o evento, levando em conta que o pagamento dos salários só sairá nos últimos dias de abril.

"Neste 1º de Maio, os trabalhadores do SANEP são convidados, juntamente com seus familiares, a desfrutar de um dia de confraternização, quando juntos seremos uma só família. Será um grande prazer ver a Categoria reunida neste dia tão significativo para os trabalhadores". Assim convida Renato Abreu, Presidente do SIMSAPEL.

Participe!

quinta-feira, 23 de abril de 2015

SIMSAPEL teve reunião com a Comissão do SANEP

Na tarde de ontem, 22/04, realizou-se a primeira reunião com a Comissão de Negociação da Direção do SANEP.

Essa Comissão é composta por Carlos Mauricio Talamini (Presidente), Ivan Pinheiro das Neves, Marcelita Insaurriaga, Paulo Ricardo Geraldo Nogueira, Fábio Suanes e Sérgio Lopes (que não pode estar presente).

A referida Comissão foi acompanhada pelo Consultor Jurídico da Autarquia, Dr. Fábio Machado, e o Sindicato foi acompanhado pelo Assessor Jurídico Dr. Luís Osório Galho.

Foi solicitado pela Comissão que fossem esclarecidos todos os pontos da pauta de reivindicações apresentada  pela Categoria. O  Presidente do Sindicato, Renato Abreu, explicou todos os pontos, que foram discutidos um a um.

Ficou acertado que a Comissão de Negociação da Autarquia solicitará levantamento de impacto financeiro, condições jurídicas e logísticas para o atendimento das reivindicações.

Esse levantamento e uma contraproposta serão apresentados na próxima reunião, que ficou marcada para o dia 06/05/2015, ás 14h.

Conforme solicitado pelo Sindicato, a reunião foi registrada em ata e assinada por todos os presentes.

Mesmo tendo conhecimento de que a Comissão nomeada pelo Diretor Presidente do SANEP não tem poder de decisão, ou seja, que a última palavra é a do Prefeito, o Sindicato espera que o empenho da mesma seja por encontrar soluções que atendam às reivindicações da Categoria.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Reunião de negociação


O SIMSAPEL recebeu, hoje, 17/04, o Of. 198/2015 da Direçaõ do SANEP, confirmando a reunião com a Comissão de negociação da Autarquia para a próxima quarta-feira, 22/04.

Ponto Facultativo

Em virtude da decretação de ponto facultativo, o SIMSAPEL não terá atendimento  na próxima segunda-feira, 20/04.

O horário de atendimento volta ao normal a partir da quarta-feira, 22/04.

Ficha de inscrição do Torneio 1º de Maio


O SIMSAPEL disponibilizou a Ficha de Inscrição para as equipes do Torneio 1º de Maio a partir da imagem relativa ao evento na coluna à esquerda do blog e na imagem abaixo.


Clique e confira!


quinta-feira, 16 de abril de 2015

SIMSAPEL reuniu-se com Diretor do SANEP na última quarta-feira

Tendo sido solicitada reunião de negociações com a Direção do SANEP  e também com  Prefeito Municipal, por documentos protocolado sob o nº S104209/2015na Autarquia e sob o nº Of/000528/2015 na Prefeitura, foi marcada uma reunião para a última terça-feira com o Diretor, a qual foi adiada  para quarta, 15/04, por telefone.

A Direção do SIMSAPEL e o Assessor Jurídico estiveram no SANEP na data e horários marcados, conversaram com o Diretor-Presidente e entregaram a pauta de reivindicações da Categoria.

Não houve negociação, porque, segundo o Diretor Jacques Reydams, não foi nomeada uma Comissão de Negociações ainda e não há uma proposta da Autarquia com relação ao reajuste para este ano.

Foi, então, marcada nova data para que o Sindicato se reúna com a Comissão a ser nomeada pelo Diretor Presidente. Será na próxima quarta-feira, 22/04, às 14h. O Sindicato solicitou confirmação por escrito dessa reunião, o que não ocorreu até o presente momento. Também solicitou que todos os agendamentos de reuniões sejam feitos por escrito e que essas reuniões sejam registradas em atas.

A Direção do Sindicato aproveitou para conversar de maneira informal sobre problemas relacionados às ETAs. Sobre esse assunto, o Sindicato já encaminhamos ofícios, que não foram respondidos de forma satisfatória.

Também foi conversado sobre a situação dos encarregados com relação ao trabalho extraordinário. Foi informado que há uma comissão analisando a situação.

Por ter sido uma conversa informal, nada foi encaminhado. Os dois grupos de trabalhadores serão chamados a se reunirem com o SIMSAPEL, para buscar soluções.

terça-feira, 14 de abril de 2015

SIMSAPEL convida os trabalhadores do SANEP para a Paralisação Nacional contra a PEC da Terceirização

O SIMSAPEL convida a Categoria dos trabalhadores do SANEP a se somarem à Paralisação do  dia 15/05, contra a PEC da Terceirização. Não tendo sido decidiso em assembleia, não se trata de uma convocação e, sim, de um convite.

Lembramos que a PEC é um projeto de emenda constitucional que facilita as terceirizações em todas as áreas e precariza as relações de trabalho. No caso do saneamento, será uma abertura maior à privatização, pois permitirá a terceirização das atividades fins.

Conheça mais no texto a seguir, extraído do site da CUT (http://cut.org.br/acao/dia-15-de-abril-paralisacao-nacional-contra-o-pl4330-159f/)
No dia 8 de abril, a Câmara dos Deputados aprovou o texto base do Projeto de Lei (PL) 4330, que amplia a terceirização para todas as atividades da empresa, inclusive a atividade principal em que atua, a chamada de atividade-fim. 
Em uma empresa de transportes, por exemplo, a legislação trabalhista impede que os motoristas sejam terceirizados. Somente as atividades que não estão ligadas com a atuação direta, como a limpeza e segurança, podem ser terceirizadas. 
Dos 324 deputados que disseram sim ao projeto, 189 são empresários. Isso acontece porque os patrões alegam que os trabalhadores possuem muitos direitos e isso encarece o emprego no Brasil. Mas, principalmente, diminui o lucro, ou a competitividade, como gostam de chamar, da empresa. 
 
Há três motivos principais para você lutar contra esse projeto:
 
1. Com o PL 4330, o trabalhador direto poderá ser demitido para que um terceirizado seja contratado, com diminuição de salários, de direitos e aumento da jornada de trabalho. 
O projeto não amplia os direitos dos terceirizados, que já sofrem com péssimas condições de trabalho, mas sim rebaixa o dos demais trabalhadores.
 
2. O argumento de que a responsabilidade solidária é uma forma de proteger o trabalhador terceirizado é mentira. 
Responsabilidade subsidiária é quando a empresa que contrata a terceirizada assume custos como dívidas trabalhistas que não foram pagas pelo companhia que contratou. O problema é que, antes disso acontecer, o trabalhador precisa acionar a Justiça e esgotar todas as possibilidades de pagamento por parte da terceirizada. 
Portanto, da mesma forma que acontece hoje, o trabalhador demoraria anos para receber seus direitos.
 
3. Generalização das mortes e acidentes de trabalho
O cenário contra o qual lutamos vai se tornar realidade para a maioria dos trabalhadores. Um estudo de dezembro de 2013 mostra que os terceirizados recebiam 24,7% a menos do que os contratados direitos, trabalhavam 3 horas a mais por semana e eram as maiores vítimas dos acidentes de trabalho. 
Isso acontece porque as terceirizadas rebaixam o custo com a diminuição de equipamentos de proteção, treinamento e, claro, salários.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Assembleia define pauta da Campanha Salarial 2015


Em assembleia realizada nesta quarta-feira, dia 08/04, a Categoria dos Trabalhadores do SANEP definiu sua pauta de lutas para a Campanha Salarial de 2015.

O Sindicato reafirmou seu compromisso em lutar para que nenhum servidor da Autarquia tenha salário menor do que o Salário Mínimo Nacional e apresentou a proposta que foi aceita pela maioria dos presentes.

Portanto, foi deliberado pela assembleia a seguinte pauta:

  • Reajuste de 12,5% nos salários e no Vale Alimentação;
  • Regulamentação da carga horária de 30h;
  • Alteração do da Lei 5.033, de 05 de agosto de 2005, para que o Vale Alimentação passe a ser pago por valor fixo mensal e não mais "por dia de efetivo trabalho";
  • Adicional de difícil acesso;
  • Adequação dos horários das barragens aos horários dos ônibus e transporte dos trabalhadores das paradas até os locais mais distantes e
  • Antecipação da Data Base para janeiro.
Ainda, foi autorizado pela assembleia a possibilidade de começar um estudo junto à Direção da Autarquia quanto à alteração do quadro de salários, possibilitando uma readequação de forma a diminuir as diferenças entre os níveis.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Antecipação do Vale alimentação

Tendo em vista as comemorações de Páscoa, o Sindicato solicitou antecipação do Vale Alimentação, que foi atendido pela Autarquia e será antecipado para sábado, dia 04/04/2015.

O SIMSAPEL deseja a todos os trabalhadores do SANEP e a seus familiares uma

Feliz Páscoa.