quinta-feira, 18 de abril de 2019

1º de Maio Unificado

As centrais sindicais - CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora) e Intersindical (Instrumento de Luta e Organização), CSB, CGTB, Nova Central e CSP-Conlutas, se unem nacionalmente no 1º de Maio 2019.

Em Pelotas o ato será no Parque Dom Antônio Zattera, com início às 14h. Além do ato político, haverá mateada e apresentações culturais - Banda Lady Rock, Miro Machado e Rubem Aloy.

É necessário unir todas as forças na luta contra a reforma da Previdência, que poderá impedir a aposentadoria e seguridade social à maioria dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Vivemos um momento em que a democracia, a justiça e a soberania estão sendo ultrajadas. Neste sentido, a luta é em defesa dos direitos trabalhistas, por emprego, direitos sociais, democracia e soberania nacional.


quarta-feira, 17 de abril de 2019

SIMSAPEL convida para Plenária sobre a Reforma da Previdência

Com a PEC 6/2019 o Governo Federal busca uma mudança radical no sistema previdenciário do País e é importante que os trabalhadores e as trabalhadoras estejam cientes dessas mudanças e conscientes de que é necessário se posicionar diante disso.

Por isso, o sindicato dos Servidores Municipais de Saneamento Básico de Pelotas convida os trabalhadores e as trabalhadoras do SANEP para uma plenária sobre a Reforma da Previdência. O convite também é estendido às direções e bases dos sindicatos de Pelotas, além das frentes de luta.

A Plenária terá, também, orientações sobre o que pode acontecer com os regimes próprios, como é o caso do PREVPEL.

O evento se realizará em 02/05/2019, às 19h, na Casa do Trabalhador, Rua Santa Cruz, 2454, e contará com as seguintes participações:

  • Josete Vignolle da Silva, Diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil - DS Pelotas,
  • Rodrigo Alves Costa, Membro do Conselho Deliberativo do PREVPEL e Representante do SIMSAPEL junto à Federação dos Municipários do Rio Grande do Sul e
  • AJS Advogados Associados - Assessoria Jurídica do SIMSAPEL.



terça-feira, 2 de abril de 2019

SIMSAPEL divulga deliberações da assembleia

Foto: Ezília Schaun

Na última quinta-feira, 28 de março, foi realizada a Assembleia Geral dos trabalhadores e trabalhadoras do SANEP com a seguinte pauta:

  • Reajuste salarial;
  • Pauta permanente;
  • Reforma da Previdência.

Nesse primeiro Encontro da Assembleia Geral da Categoria dos Servidores Municipais de Saneamento Básico de Pelotas em 2019, foi deliberado o seguinte:

Para o reajuste salarial:

  • Índice de reajuste de 6. 0% no salário e 10% no Vale-Alimentação;
  • Permissão para que Sindicato negocie junto à Direção da Autarquia a possibilidade de readequação do quadro de Salários, buscando um aumento linear de R$200,00 para toda categoria.

Sobre a Pauta permanente de luta, se mantém a seguinte:
a) Valorização salarial;
b) Fim do assédio moral;
c) Plano de carreira;
d) Regulamentação da carga horária de 30h;
e) Alteração da Lei 5.033, de 05 de agosto de 2005, para que o Vale Alimentação passe a ser pago por valor fixo mensal e não mais “por dia efetivo de trabalho”;
f) Adicional de difícil acesso para os trabalhadores lotados na Colônia Z3;
g) Auxílio transporte para todos os trabalhadores;
h) Antecipação da Data Base para janeiro;
i) segurança no trabalho (LTCATs justas, EPIs e EPCs adequadas, instalações adequadas e apoio à CIPA);
j) Participação na Gestão do SANEP (cadeira no Conselho Deliberativo da Autarquia);
k) Defesa do SANEP público (não às privatizações, concessões, PPPs e afins);
l) Abono para os fiscais (Técnicos em Construção Civil), equiparado ao da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Quanto à Reforma da Previdência:

  • A Assembleia deliberou que a Categoria participará de paralizações, greves gerais e quaisquer movimentos e manifestações convocados pelas Centrais Sindicais, em especial a Central Única dos Trabalhadores.

Foto: Ezília Schaun