Depois do desconto dos dias parados de maio todos de uma vez e sem aviso, os trabalhadores do SANEP sofrerão mais um corte. Desta vez é o desconto do Vale Alimentação dos dias parados de maio e, para alguns que retornaram alguns dias antes do final da greve e receberam o vale ainda em julho.
Para que isso não ocorresse dessa forma, o Sindicato protocolou o Ofício 87/2014, sob o nº S97586/2014, na data de 16/10, solicitando que os descontos a serem efetuados no Refeisul por consequência da greve o fossem de forma parcelada em seis vezes. Esse documento seria uma oficialização de conversa informal entre o Presidente do Sindicato e o Presidente do SANEP, juntamente com o Assessor Jurídico, em que havia sido garantido o parcelamento.
Após 26 dias, o SIMSAPEL, em mais uma das tantas buscas por informação a respeito do assunto, foi comunicado de que os descontos serão feitos integralmente no próximo dia 14, quando será creditado o Refeisul.
A "justificativa" apresentada é de que o sistema não permitiria esse desconto dessa forma. Vejamos: Se o sistema permite um desconto integral, por que não permitiria o desconto de uma parte? Os sistemas de informática não são criados para servir às necessidades das pessoas e instituições?
O Sindicato, buscando uma solução para tal impasse, reuniu-se hoje, 12, pela manhã, com a Direção do SANEP, Jacques Reydams e Nede Lande Santana, e o Consultor Jurídico, Fábio Machado. O assunto foi discutido por mais de uma hora. Não tendo havido acordo com relação ao parcelamento, o Sindicato apresentou proposta de que o desconto ocorresse em dezembro e que o 13º fosse pago na mesma data, 15/12 . Essa solução não foi aceita, pois, segundo o Superintendente, Nede Lande, os arquivos já haviam sido encaminhados no sistema.
Buscou-se, então, alternativas para amenizar a situação. Por sugestão do Consultor Jurídico, foi acertado que o pagamento do mês de novembro seria efetuado no dia 26 do mesmo mês e o pagamento do 13º salário, no dia 9/12. Esse acerto foi oficializado por documento encaminhado ao Sindicato no final da tarde.
Os trabalhadores vêm sendo chamados a participarem de encontros motivacionais intitulados "Oficinas do Entendimento". Esse nome destoa das atitudes tomadas pelos administradores, pois todos esses fatos somados, depois de todas as dificuldades passadas durante a greve, estão longe do que se possa chamar de "entendimento" e demonstram que o Poder Público Municipal quer deixar sua marca naqueles que "ousaram" se mobilizar pela melhoria de seus salários, de suas condições de trabalho e pelo fortalecimento da Autarquia.