sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nota de pesar

Hoje, o dia dos servidores do SANEP começou com imensa tristeza, pela notícia do falecimento trágico do colega LEANDRO DA SILVA CARVALHO.
Certamente, sua falta será sentida no dia a dia de trabalho e na luta por dias melhores dentro da Autarquia, pois, mesmo não fazendo parte da Diretoria do SIMSAPEL, foi incansável colaborador em várias frentes. 

Havia sido eleito pelas Categoria dos Municipários, como integrante do Conselho Fiscal da PREVPEL.

Informamos que o enterro será no Cemitério da Boa Vista, localizado na Av. Eng. Ildefonso Simões Lopes, 3565, que o velório começará às 12h e o enterro será às 19h.

O SIMSAPEL transmite à família sinceros votos de pesar e se coloca à disposição neste momento difícil.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nota de esclarecimento

Na publicação "Dia do Funcionário Público e os descontos de greve", constou que "O Assessor Jurídico da Autarquia foi procurado pelo Presidente do SIMSAPEL na sexta-feira e não se encontrava. Hoje, ainda não havia retornado."

Em virtude de que possa haver interpretações distorcidas sobre esse fato, esclarecemos que o Assessor Jurídico da Autarquia encontrava-se em férias.

Se entendeu que seria melhor aguardar seu retorno, pois, conforme o Assessor Substituto, o retorno seria para breve.

Nesta quinta-feira, houve a reunião em que o Assessor Jurídico do SANEP informou ao Presidente do SIMSAPEL que foi encaminhado documento à Procuradoria Geral do Município solicitando resposta ao ofício protocolado pelo Sindicato em 12/08.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dia do Funcionário Público e os descontos de greve

Hoje, 28 de outubro, Dia do Funcionário Público, os trabalhadores do SANEP estão indignados pelo desconto de dias de greve, que ocorreram em maio. A maioria dos trabalhadores grevistas teve onze dias descontados dos seus salários.

O Sindicato esclarece que o salário de maio foi pago integralmente no final do mesmo mês e que a derrubada da liminar no Tribunal de Justiça incluía esses dias. O problema é que esse desconto foi de uma só vez, o que prejudicou barbaramente os trabalhadores neste final de mês.

Outro ponto em questão é que o desconto está registrado nos contracheques como "faltas". Esse apontamento está em desacordo com a Lei de Greve.

O Presidente do Sindicato, Renato Abreu, informou que havia sido protocolado ofício para a Direção do SANEP, em 12/08, sob o nº S94884/2014, solicitando que os relatórios de ponto fossem corrigidos, que nenhum apontamento de greve figurasse como falta e, consequentemente, não houvesse prejuízos à ficha funcional dos trabalhadores. Esse ofício, segundo informações do Protocolo do SANEP, foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município em 02/09 e de lá não retornou ainda.

O Assessor Jurídico da Autarquia foi procurado pelo Presidente do SIMSAPEL na sexta-feira e não se encontrava. Hoje, ainda não havia retornado.

As providências administrativas estão sendo tomadas desde 12 de agosto. Caso não haja o cumprimento da Lei de Greve, o SIMSAPEL encaminhará as medidas que forem necessárias.

A Direção do SANEP e a Prefeitura Municipal punem os trabalhadores grevistas de forma excessivamente dura, para demonstrar seu poder. Deixaram os trabalhadores e suas famílias sem salário e sem o direito à subsistência durante uma greve que só se estendeu por conta do autoritarismo deles.

No alto de suas intransigências, gastaram tempo, energia e dinheiro para tentar desmoralizar e desqualificar o movimento legítimo dos trabalhadores. Não teria sido mais fácil usar esse tempo, essa energia e esse dinheiro para buscar um acordo? Em que se fundamenta a expressão: “não negociamos com grevistas”?

Só se concretizou a greve porque eles, os administradores, não dedicaram aos trabalhadores o devido respeito e a devida consideração. Só se manteve o movimento por tanto tempo, porque, da mesma forma, o Executivo se manteve no seu pedestal e se negou a negociar.

Essa foi a "homenagem" da Direção do SANEP aos trabalhadores pelo Dia do Funcionário Público.


O SIMSAPEL parabeniza os trabalhadores do SANEP, que, apesar de todas as dificuldades, dos desafios enfrentados todos os dias, dos baixos salários, das condições precárias de trabalho e do descaso dos administradores, cumpre com o seu dever e se dedica ao trabalho que é por demais digno: levar água e saneamento á população.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Veto ao Projeto dos Vales Transporte será votado na terça

O mérito do Veto ao Projeto de Lei nº 3426/2014, do Vereador Anselmo Rodrigues, que visa transformar os vales transporte em dinheiro para os trabalhadores da Administração Direta e Indireta, será votado na próxima semana.

Sendo assim, convocamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras do SANEP a estarem presentes à sessão plenária desta terça-feira, 21/10, a partir das 9h, para acompanhar esse processo e mostrar aos vereadores a importância da derrubada desse veto.

O texto integral do Projeto de Lei pode ser lido aqui.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aprovada a Lei do reajuste dos trabalhadores do SANEP

Na manhã desta quinta-feira, 16/10, foi aprovada a redação final do projeto de lei do reajuste dos salários e do vale alimentação dos trabalhadores do SANEP.

 A Lei deverá ser publicada nos próximos dias e garante os percentuais de 6,8% sobre os salários e vencimentos, 7,7% sobre o vale alimentação, ambos retroativos a 1º de maio, e o índice de 2% a partir de janeiro de 2015.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Projeto do reajuste aprovado em primeira votação

Aprovado, em primeira votação o Projeto de reajuste salarial dos trabalhadores do SANEP, com 6,8% nos salários e 7,7% no Vale Alimentação a partir de maio e 2% de GANHO REAL em janeiro de 2015, sem qualquer vinculação.
Amanhã, 16/10, serão realizadas a segunda e a terceira votações.

Conheça o Projeto aqui.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Veto do Prefeito ao Projeto dos Vales Transporte será apregoado na Câmara nesta terça

Foto: www.pelotas.com.br
O projeto de Lei nº 3426/2014, do Vereador Anselmo Rodrigues, que visa transformar os vales transporte em valor a ser depositado em conta corrente dos trabalhadores da Administração Direta e Indireta, foi vetado pelo Prefeito Municipal.

O Veto Total de nº 7394/2014 será apregoado no Plenário da Câmara de Vereadores em 14/10, podendo ou não, ser votada a derrubada desse veto.

É importante estarmos atentos. Sendo assim, convocamos a todos os trabalhadores e trabalhadoras do SANEP a estarem presentes à sessão plenária desta terça-feira, 14/10, a partir das 9h, para acompanhar esse processo e demonstrar aos vereadores a nossa vontade.

O texto integral do Projeto de Lei pode ser lido aqui.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Deliberações da Assembleia Geral de 02/10

No último encontro da Assembleia Geral, ocorrido em 02/10, quinta-feira última, para tratar da Campanha Salarial 2014, a Categoria deliberou por aceitar o aumento de 6,8% nos salários e vencimentos, de 7,7% no Vale Alimentação e de 2% nos salários e vencimentos em janeiro de 2015.

Quanto ao parcelamento dos dias parados, houve a rejeição por maioria.

Em breve, estaremos divulgando a data da votação do Projeto de Lei relativo ao acordo com o SANEP e a Prefeitura e maiores detalhes com relação às datas em que esses índices estarão efetivamente incidindo sobre os salários e os Vales.